Luz.com.: É POSSÍVEL AO CRENTE A PERDA DA SUA SALVAÇÃO ?‏

terça-feira, 7 de junho de 2016

É POSSÍVEL AO CRENTE A PERDA DA SUA SALVAÇÃO ?‏


Este é um dos assuntos, entre  outros, que mais causa polêmica entre os Cristãos.
Se analisarmos determinados textos bíblicos, chegamos à conclusão de que é impossível perder a salvação, entretanto, analisando outros textos também se chega à conclusão de que é possível perder a salvação.
Então nos perguntamos estaria a Bíblia se contradizendo a este respeito?
Se fizermos uma análise rigorosa dos textos Bíblicos, veremos que de maneira alguma á contradição!
Pois chegaremos à conclusão de que as duas posições estão corretas, a diferença está na forma de como se pode ou não perder a salvação.
Vamos analisar o texto abaixo:
E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se quiseres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Mateus 19:16-22
Vemos no texto acima que o jovem Buscou por Jesus a fim de ser salvo e como o próprio Jesus afirmou: “Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37
Muitos se valem deste texto para afirmar que não se perde a salvação porque Jesus disse que nunca lança fora quem o busca, porém é preciso entender que o que realmente Jesus quis dizer é que ele nunca deixa de atender quem o procura.
Todo aquele que o busca para a salvação, jamais é rejeitado por Ele. Jesus nunca virou e nunca virará as costas para ninguém que o busca.
Mas como vimos foi o próprio homem que o abandonou como podemos observar no verso 22 de Mateus 19.
A escritura sempre assegura sobre a necessidade da vigilância.
 “Essa ênfase aponta para a possibilidade de perda de uma condição boa para uma condição desconfortável” conforme observado pelo Pastor Reinaldo Ribeiro
Quando alguém afirma que nas Escrituras não existem textos que demonstram a possibilidade de perda da salvação, está ignorando as diversas exortações e admoestações a respeito da necessidade de se manter no estado de salvação.
Advertências como:
 “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” (1Co.10.12), é um exemplo notável da possibilidade da perda da salvação. A Bíblia também afirma que alguns, “tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1Tm.1.19).
O apóstolo Paulo, na epistola endereçada aos Romanos, no capítulo 11, de forma bem clara, afirma, comparando os crentes a ramos enxertados, que aqueles que estão enxertados na oliveira, podem de acordo com o seu proceder serem arrancados.
O apóstolo Pedro também retrata a possibilidade da perda da salvação narrando exemplos de pessoas que surgiram entre os crentes, chegaram e chegarão a ponto de “renegarem o Soberano Senhor que os resgatou”
“Portanto, se depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixaram enredar de novo e são vencidos.” (1Pe.1.1-20).
Fica claro que afirmar que não existe possibilidade de perda da salvação, é ignorar boa parte dos conselhos e advertências relatados nas Escrituras.
Outro fato importante é que Deus respeita a decisão do homem e não impõe nada sobre ele. Reveja o exemplo já mencionado acima. Aquele homem que buscou a salvação com Jesus não aceitou as condições e voltou para traz. Jesus não o forçou a aceitar as condições por ele imposta.
Isso demonstra que Deus respeita a decisão do homem mesmo que seja uma decisão errada.

É notório o fato de Deus ter criado o homem com o livre arbítrio, ou seja, o homem tem a liberdade de escolha.
Deus deseja que o homem o adore em Espírito e em Verdade, deseja que o homem o adore por vontade própria.
Deus não nos criou  como fantoches para ser manipulados por ele.
É por essa razão que Deus colocou no jardim do Éden uma árvore e proibiu que Adão comesse daquele fruto. O homem precisava ser testado em sua obediência  e fidelidade a Deus como podemos ver em Gênesis 2 ,16 a 25.
A predestinação que eu entendo aqui foi no criar o ser humano (o primeiro casal)
Deus os predestinou a vida eterna e deu autoridade ao homem sobre todas as demais criaturas, e toda geração deste casal então seria predestinada à vida eterna se não fosse um ato de desobediência, Que ao ser praticado condenou toda sua geração.
Se atentarmos para as escrituras perceberá uma semelhança da história narrada no antigo testamento com a do novo quanto aos sacrifícios para a purificação dos pecados do homem como vemos nos versos abaixo:
Gênesis 3:22,23 “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente”,
“O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora formado”.
Números 6;16 “E o sacerdote os trará perante o Senhor, e sacrificará a sua expiação do pecado, e o seu holocausto”
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Romanos 5:12-19
É por essa razão que hoje os homens são convidados a receber a Jesus como Senhor e Salvador sem que haja imposição, isso porque cada um tem a liberdade de escolha.
Isso nos explica a grande quantidade de religiões existentes no mundo todo.
Outro fato importante que demonstra o respeito de Deus a decisão do homem e não impõe nada sobre ele podemos observar em:
(Mat. 19:16,21,22)
E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me"..
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Refletindo no exemplo já mencionado acima. Aquele homem que buscou a salvação com Jesus não aceitou as condições e voltou para traz.
Jesus não o forçou a aceitar as suas condições.
  • Segundo o caro amigo Pastor Huerton Bezerra:é possível perder a salvação conforme os textos abaixo:
 Gálatas 5,16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Não podemos negar que há neste ponto um encargo para o homem.
  1. Esse encargo é a obediência justamente por não sermos robôs temos que nos aplicar a caminhar no Espírito em obediência.
  2.  Um crente verdadeiro ele pode pecar e até dar motivos para disciplinas, mas estes são como Davi com um coração guiado pelo Espírito que sempre o conduz ao arrependimento.
  3. Isso é recomendado na bíblia Como vemos em:
1 Coríntios 11(28) ,(29) (30) ,(31) (32) Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
  •  E segundo nosso amado irmão o Pastor Valter é impossível perder a salvação e para compreender isso devemos , atentar para os textos:

1 Pedro: 1. 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4. Para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5. que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 6. na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7. para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8. A quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o vedes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9.
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
  1. Esse é o plano que Jesus falou e que os apóstolos confirmaram.
  2. Boas partes das confusões em torno disso acabariam se os homens assimilassem o fato de que Deus é o Único Autor da e na salvação.
Conclusão
Concordo plenamente com o ponto de vista do irmão Pastor Valter e também com o Pastor Huerton sem cair em contradição, pois como vemos em: Romanos 5:17
 “ Se pela ofensa de um só Homem , a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”
Como vemos o próprio Jesus afirmou em: João 6:37 “Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
Porem vê um que foi a Jesus, mas quando viu que tinha que renunciar a certas coisas voltou a traz como vimos em: Mat. 19:22
Jesus em nenhum momento o rejeitou, mas foi o próprio homem o abandonou!.
“As pessoas estão se dirigindo às igrejas sem saber exatamente o que  fazer por sua espiritualidade”.
 “Vão dançar, cantar, aplaudir, gritar,  pedir algo,enfim, portando se como meros expectadores, quase sempre falta o elemento principal: a Palavra de Deus”.http://bereianos.blogspot.com.br/2010/12/descobrindo-o-que-e-culto-racional.html

Os que se convertem e caem em pecados e ali permanecem ao meu ver  se converteram apenas superficialmente movidos por mera emoção é como a parábola do semeador , pois a semente tem que germinar e criar raízes ,muitos hoje buscam as Bênçãos de Deus e Não o Deus que os abençoa, buscam curas prosperidades mas não buscam a Salvação e por isso são levados ao erro estão na igreja e não em Cristo.
Que Deus em sua infinita bondade venha a nos dar o discernimento para melhor compreendermos seus ensinos e que seu Santo Espirito nos conduza sempre em retidão.


 Fonte de pesquisas e contribuições:

 Pr  Walter Leal Brasiliense, missionário no Sertão do Piauí  Pela Igreja Batista Deus é Luz

 Pr Huerton Bezerra,Igreja Evangélica dos Irmãos. Cristo é Vida.Belém PA

Pr  Reinaldo Ribeiro Igreja Cristã Protestante. São Luís, Maranhão


Grupo teologos da verdade
.http://bereianos.blogspot.com.br/2010/12/descobrindo-o-que-e-culto-racional.html

http://bibliaportugues.com/

http://www.bibliaonline.com.br

http://www.midiagospel.com.br/