terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Yeshua Hamashia ou Jesus Cristo qual seria o verdadeiro nome do Salvador?


Yeshua Hamashia ou Jesus Cristo  qual seria o verdadeiro nome do Salvador

Bom dia na paz do Senhor Jesus Cristo  para  esclarecer quais quer duvidas quanto ao  significado da palavra :Yeshua Hamashia  que também pode ser escrito em hebraico, que é a língua sagrada dos judeus, a grafia é exatamente a mesma do aramaico. O nome Yeshua é escrito também como Yehoshua, traduzido em português.

 Os nomes Yeshua Hamashia também pode ser escrito como Yeshua Meshiach. Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias.
É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.

Temos conhecimento de  alguns movimentos, como os Testemunhas de Yehoshua (além de outros), que alegam que  o nome do Messias. Não  é Jesus  e que todos os que buscam salvação em Jesus não a obteram pois o salvador é Yeshua Hamashiach ישוע המשיח.
Vamos  analizar  o significado e origem destes nomes:

YEHOSHUA(יהושע) Josué, e é o nome completo de Jesus, Yeshua Hamashiach ישוע המשיח (transliterado ao grego Yeshua fica: Ιησου'α, "Iesua"/"Ieshua" [também Ιησου'ς, "Iesu' "/"Ieshu' "/"Iesus"]; Yehoshua [יהושוע/ יְהוֹשֻׁעַ‎] fica: Γεχοσούαχ) (em árabe Yeshua fica: يسوع "Yesu' "/"Yesua"/"Yasu' "/"Yasua"/"Yashua"; Yehoshua fica: يوشع "Yeusha"/"Y'usha"/"Yusha"/"Yush'a"/"Yushua"/"Y'ushua").

 É histórica e arqueologicamente comprovado que o nome do Messias não é "Yaohushua", "Yehoshua", mas sim, "Yeshua". Obs: "sh" faz som de "x".

Em outras palavras: o nome original, de berço, do nosso Messias é Yeshua mesmo. "Yehoshua" é Josué em hebraico. Mas, após o cativeiro babilônico, o nome "Yehoshua" foi compactado para a forma "Yeshua" (é interessante que Yeshuá [com h no final] em hebraico significa "salvação". Quanto à raiz, Yeshua é de origem aramaica, mas foi absorvida pela língua hebraica. 

Por conseguinte, na língua hebraica o Nome do Messias é Yeshua). Isto pode ser visto claramente em qualquer exemplar do "Antigo Testamento" em hebraico nas seguintes passagens: Nechemyah (Neemias) 7:7; 10:9, etc.

Mesmas está escrito "Jesua", mas no original está Yeshua. Sem sombra de dúvida, Yeshua foi o nome dado ao nosso Messias conforme Matityáhu (Mateus) 1:16 e Lucas 2:21. 

Lembre-se de que Miriam (Maria) não falava grego e tampouco Gabriel conversou com ela em grego a respeito.

O hebraico é uma língua que se caracteriza por "trocadilhos". Já com o próprio nome do Messias, constatamos isto: "Ve hí iolédet ben vecaráta et shmô YESHUA, ki HU YOSHÍA et amô" - "E ela (Miriam) conceberá um filho e chamará seu nome YESHUA, porque ELE SALVARÁ o seu povo" (Matityáhu - Mateus 1:21).

Existem também provas arqueológicas. Por exemplo: O nome YESHUA aparece num documento do uádi Murrabbat; ele aparece na linha 4. Cf. Inscriptions Reveal, Museu de Israel, Jerusalém, nº 100, 1972, nº 193.

O fato de falar "Jesus" não leva ninguém a perder a vida a salvação. Quantas pessoas não foram  curadas e receberam bênçãos  com esse nome?

É  verdade que o nome do Messias não é "Jesus"pois vemos  que o  nome dado pelo mensageiro Gabriel a Maria (do nome hebraico מרים, transl. Miriam )para ser colocado no Messias é YESHUA.

 Mas, sabemos s que quando os cristãos falam "Jesus", estão se referindo unica e exclusivamente  ao Messias de Israel e não a outro deus muito menos a um deus cavalo! embora este não seja Seu Nome original. 

 Sabemos também que  nossos  irmãos Japoneses  o chamam :
 Iesu kirisuto Jesus Cristo – (イエス) キリスト),

Os chineses o chamam :
Yēsū jīdū   (耶穌基督)

Os Arabes o Chamam : yaswe kryst(يسوع كريستو)

Como vemos em cada nação se pronuncia de forma diferente mas a intenção do coração do individuo  é  louvar e engrandecer ao todo poderoso único e suficiente Salvador que  pode nos Dara salvação  como ele mesmo nos afirmou em : 

João 14:6.
“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”

Por isso esta escrito :

13“E ouvi toda a criatura no céu, na terra, no mar, e todos os seres que vivem proclamarem: “Aquele que esta sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!”(Apocalipse 5,13).

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.Tiago 2:1

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10,16
  

Conclusão 

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.1 Timóteo 2:5,6

Seja na língua que for escrito e traduzido por quantas civilizações for sabemos que o nosso redentor é o unigênito filho do Deus altíssimo o  Deus que se fez homem para nos mostrar que podemos vencer o mau. Aquele que rasgou o véu que nos separava de Deus
Que Deus venha falar melhor em cada coração e que a gloriosa paz que só ele pode nos dar repousem em cada um de nós.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A falta de pudor e os efeitos na sociedade atual

  A falta de pudor e os efeitos na sociedade atual Inicialmente, para melhor entender o tema abordado, cabe a definição do que se tem ...