Em Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei
ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos
digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei,
até que tudo se cumpra.” Alguns citam esta afirmação para tentar obrigar as
pessoas de hoje a guardarem o sábado e outros mandamentos da Antiga
Aliança.
Para compreender este comentário de Jesus, precisamos prestar
atenção especial a três palavras que ele usou. A palavra revogar vem de uma
palavra grega que significa derrubar, subverter ou destruir. Jesus não veio
para subverter a Lei, ele veio para cumprir.
A palavra traduzida cumprir
significa completar, levar até o fim, realizar ou obedecer.
Jesus não pretendia subverter a lei, ele pretendia cumpri-la,
assim a levando até o seu determinado fim.
A terceira palavra
importante é a preposição até. Os céus e a terra poderiam passar, mas a lei não
passaria até ser cumprida.
Esta palavra (traduzida
até, até que, ou enquanto) significa algo que chega até certo ponto e termina.
Deus falou para José ficar
no Egito até que ele fosse avisado (Mateus 2:13). José não “conheceu” Maria
“enquanto ela não deu à luz um filho” (Mateus 1:25). Na morte de Jesus, houve
trevas até à hora nona (Lucas 23:44). A Lei não perdeu sua força até ser
cumprida por Jesus.
O autor de Hebreus usou uma palavra diferente, embora traduzida em algumas Bíblias pela mesma palavra portuguesa, quando disse: “Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19).
O autor de Hebreus usou uma palavra diferente, embora traduzida em algumas Bíblias pela mesma palavra portuguesa, quando disse: “Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19).
Revogar, neste trecho, significa anular, abolir, ou remover.
No mesmo capítulo, ele falou da mudança (ou remoção) da lei
(Hebreus 7:12).
Os cristãos não estão “subordinados” à Lei (Gálatas 3:24-25). Mesmo os cristãos judeus, que estavam sujeitos à lei, foram libertados dela (Romanos 7:6). a dívida foi paga inteiramente na cruz, pois Jesus cumpriu aquela Lei (Colossenses 2:14).
Os cristãos não estão “subordinados” à Lei (Gálatas 3:24-25). Mesmo os cristãos judeus, que estavam sujeitos à lei, foram libertados dela (Romanos 7:6). a dívida foi paga inteiramente na cruz, pois Jesus cumpriu aquela Lei (Colossenses 2:14).
Após a morte do Testador, a Nova Aliança tomou seu lugar (Hebreus
8:6-13; 9:15-17).
O Sábado não foi dado apenas para os Judeus, foi dado para toda a
humanidade como um incentivo à gratidão e à união entre a criatura e o Criador.?
R:Jesus jamais transgrediu aquilo que Ele mesmo estabelecera. E
quando Ele foi julgado pelo Sinédrio e por Pilatos, buscaram argumentos para
condená-lo. mas nada acharam nEle!
Vemos em:
Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa
de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e,
por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus”
(Hebreus 7:18-19).
Os cristãos não estão “subordinados” à Lei (Gálatas 3:24-25).
Mesmo os cristãos judeus, que estavam sujeitos à lei, foram libertados dela
(Romanos 7:6). a dívida foi paga inteiramente na cruz, pois Jesus cumpriu
aquela Lei (Colossenses 2:14).
E, quando lemos os relatos em que Jesus discutia com os fariseus
sobre o assunto, o tema em questão nunca foi: “o dia deve ser guardado ou
não?”, mas sim: “o dia pode ser guardado desse jeito?”. (ler Tiago 2:10). Porque
qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado
de todos.
O
sábado é o dia de adoração, o dia de louvarmos ao nosso maravilhoso Deus, como
o domingo a segunda e a sexta Vemos: que
Sempre que Jesus cura alguém no dia de
sábado, ele é acusado de ser um transgressor do quarto mandamento (Êxodo
20:8-11); (b) A defesa de Jesus é realizada de maneira enfática. Ele se defende
das acusações; (c) Jesus não se considera um transgressor do Sábado.
Muito pelo contrário: ele coloca a guarda do
Sábado em um nível superior ao dos judeus. ele se declara Senhor do Sábado
(Marcos 2:27 e 28), diz que o sábado foi feito para o homem e que é lícito (de
acordo com a lei) realizar atos de bondade no dia do Sábado (Mateus 12:12).
Cristo chama os judeus de hipócritas quanto à
guarda do sábado (Lucas 13:15). Por quê?
Porque
eles pretendiam guardá-lo, mas haviam colocado tradições, regras, mandamentos
sobre o sábado que o próprio Deus jamais colocara.
Ao
cumprir a lei, Cristo deu um sentido mais amplo, dando aos homens um exemplo de
perfeita obediência à vontade de Deus a fim de que a mesma lei se cumprisse plenamente
em nós. Romanos 8: 3 e 4 [[9]].
Jesus,
cumpriu a Lei, executando-a em sua integridade até seus mínimos preceitos,
segundo suas próprias palavras.
Ele
é o único que conseguiu cumpri-la com perfeição!
O
cumprimento perfeito da Lei só podia ser obra do Legislador divino nascido
sujeito à Lei na pessoa do Filho.
Para
mostrar ao seu povo o real propósito da lei que nos é dada como uma bússola
para orientar nosso caminho a percorrer.
Jesus,
nos da à Lei não mais gravada em tábuas de pedra, mas no fundo do coração de
cada um que crer e observando a viver uma vida plena em cristo. Jeremias 31: 33
Aliança
do povo Isaias 42: 6. Jesus cumpriu a Lei até o ponto de tomar sobre si a
maldição da Lei que nos estava imposta pois a morte de Cristo aconteceu para
resgatar as transgressões cometidas no Regime da Primeira Aliança. Hebreus 9:
15
E
vemos sua recomendação para nos em:
Sede
vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.Mateus 5:48
A
primeira vista isto poderia parecer o pronunciamento de Jesus mais difícil de
cumprir em nós em todo sermão do monte pois é impossível ser humanamente
perfeito e por isso foi que ele suportou tudo para nos mostra que é possivél.
Nesta passagem Jesus estabelece o caráter eterno da Lei e depois Paulo
confirma: Romanos 10: 4 [[11]].
A
essência é que Jesus apresenta duas proposições gerais em Mateus 5: 17 a 20. A
primeira delas é que tudo o que Ele ensinará está em plena harmonia com o AT.
Ele não vai contradizê-lo de forma alguma. Sua primeira proposição se encontra
nos versos 17 e 18.
A
segunda importante proposição de Jesus em Mateus 7: 17 a 20 é que, conquanto
Seus ensinos estejam em harmonia com o AT, estão em certa desarmonia com muitos
dos ensinos dos escribas e fariseus, os quais eram muito bem aceitos pela
população daqueles dias. Esse segundo ponto se encontra nos versos 19 e 20.
Jesus
defendia a verdade. Essa era a fonte de todos os Seus problemas com os líderes
judeus. Ele não só ensinava a verdade, mas vivia a verdade.
Os líderes judeus foram
achados em falta por Jesus em pelo menos quatro pontos. Primeiro, Ele
lhes censurou a falsa compreensão de Deus e da lei. Algumas pessoas pensam que
o cristão nunca discorda de ninguém, que o cristão nunca critica a religião ou
a crença de outras pessoas. Essa idéia certamente não vem dos Evangelhos. Jesus
gentilmente, mas com firmeza, confrontava o erro onde quer que ele
fosse encontrado. Isso O colocou em conflito com os escribas e fariseus.
A posição de Jesus sobre essas
questões deve ser a minha posição.É essencial para mim, hoje, ensinar e viver a
verdade conforme é encontrada na Bíblia. Ajuda-me hoje,
Senhor, a viver como Jesus e ter pensamentos Dele [[14]].
2 Timóteo 316Toda a Escritura é
inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o
mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver;17a fim de que todo
homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas
ações.
A
Igreja de Cristo não está debaixo da lei de Moisés (Romanos 6:14;
Lucas 16:16; Gálatas 4:1). A Bíblia afirma: "ninguém vos julgue (...)
por causa dos (...) sábados, que são sombras das coisas futuras"
(Colossenses 2:16-17). Dos dez mandamentos dados ao povo de Israel através
de Moisés, nove foram repetidos no Novo Testamento, se estendendo à Igreja de
Cristo. No entanto, não menciona nada sobre a obrigação de se guardar o sábado.
Desde
o primeiro século, a Igreja adotou o domingo (dia da ressurreição de Jesus)
como dia no qual deve se dedicar ao Senhor e à sua obra. Entretanto, não vemos
em nenhuma passagem do Novo Testamento um mandamento semelhante ao que foi
destinado ao povo de Israel. Isso quer dizer que também não precisamos
guardar o domingo!
Para
o povo de Israel, não guardar o sábado significava quebrar a aliança de Moisés
(Isaías 56:4-6; Êxodo 31:15). Já para a Igreja, não cultuar a Deus no domingo
ou em qualquer outro dia, não significa quebra da aliança com o Senhor. Isso,
no máximo, revela negligência daquele que deixa de ir ao culto por algum motivo
(Efésios 5:14-16).
É
claro que precisamos de pelo menos um dia de descanso por semana, para
cuidarmos do "templo do Espírito Santo" (1 Coríntios 3:16-17;
6:19-20). E esse dia, para a maioria de nós, é o domingo, dia no qual também
louvamos e adoramos ao Senhor, estudamos a Sua Palavra, anunciamos o evangelho,
etc. No entanto, isso não faz do domingo o mesmo que o sábado foi para o povo
de Israel. O cristianismo não é uma religião ritualista ou cerimonialista
Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/devemos-guardar-o-sabado-o-domingo-ou-nenhum-dos-dois#ixzz48CB3AgJB
Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/devemos-guardar-o-sabado-o-domingo-ou-nenhum-dos-dois#ixzz48CB3AgJB
O
apóstolo Pedro nos adverte contra as fábulas engenhosas. (Porque não seguimos
fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade --
2Pd 2.16)
Todo
modo de pensar e viver que esteja em contradição com a Bíblia é uma fábula
engenhosa.
Jesus
já nos libertou de todo e qualquer julgo e por isso não devemos nos prender a
mandamentos e imposições que não provem de Deus.
Devemos lutar contra o nosso instinto natural de criar ou impor regras
transformando a fé Cristã em fanatismo ou uma espécie de “religião”
O
evangelho não é uma religião Jesus não é religião e esta acima de todas .
Essa
é uma tendência natural, por sermos seres humanos sujeitos a pecar dessa maneira por isso devemos estar
atentos aos ensinos de .
Cl 2.20ª23 e 3.1ª3
20.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos
carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21.
Não toques, não proves, não manuseies?
22.
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos
homens;
23.
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária,
humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a
satisfação da carne.
Capítulo
3.Anotar
1.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima,
onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8
Por
isso devemos estar atentos as recomendações feitas em:
2 Timóteo 4:1-5
Conjuro-te,
pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os
mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que
pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas,
exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque
virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos
ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E
desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas
tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre
o teu ministério.
O
sábado é o dia de adoração Que Jesus nos reserva esta descrito em:
2 Porque
também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a
palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé
naqueles que a ouviram.
3 Nós,
porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei
na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras
estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4 Porque,
em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no
sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5 E
novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto,
portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não
entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
7 de
novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo
antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
8 Ora,
se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito
de outro dia.
9 Portanto,
resta um repouso para o povo de Deus.
10 Porque
aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas
obras, como Deus das suas.
11 Esforcemo-nos,
pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo
exemplo de desobediência.
12 Porque
a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de
dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e
medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Esse repouso
o qual se refere o capítulo 4 de hebreus é o descanso para todo povo de Deus, a
salvação que nos aguarda. emamos,
portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus,
suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
Sabemos,
como cristãos autênticos, que estamos na terra vivendo aflições e tribulações
por causa do evangelho, mas cremos na promessa do descanso que ele nos reserva.
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