O que é Morte ?
A morte nada mais é do que a consequência da vida, é o ciclo natural da nossa
existência.
Apesar do tema estar relacionado com um assunto que ninguém gosta de pensar, mesmo sendo certo de acontecer, é importante refletir justamente para ajustar a direção da vida para aproveitar melhor nosso tempo.
Nosso corpo físico é finito e morrer significa que chegou a hora de partir.
Se morre em corpo, porém a essência sempre estará com quem se ama, em forma de lembrança, carinho e amor.
A algum tempo atrás li uma frase no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de autoria de Machado de Assis, que me chamou a atenção
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria". A célebre frase atribuída, reflete a postura cética e descrente do autor para com a humanidade
percebe-se nesta frase que Brás nega que a Humanidade merece ter continuidade, vangloria-se de não ter tido filhos, de não dar prosseguimento a sua família.
Mais a frente pude perceber que Machado de Assis já naquela época buscava transmitir uma forma de encarar o mundo, mostrando que a piedade, a suavidade, o afeto, e tantos outros valores estão perecendo.
Machado conseguiu representar nesta obra diversas críticas sociais, inclusive à elite da época.
Além disso, teve como característica marcante a mudança no enredo linear com começo, meio e fim. Foi com essa mescla de tempo, que o escritor marcou uma nova fase literária.
Ainda que tenha sido inovador nesse aspecto, devemos salientar que a obra termina com um capítulo em que Brás Cubas resume tudo que foi negativo na sua vida.
E isso é claramente consequência de uma vida vivida apenas no hoje sem se preocupar com o amanhã e sem encontrar um propósito para sua existência sem saber dar devido valor no tempo.
No artigo 1 da declaração da UNESCO reza:
“As gerações presentes têm a responsabilidade de garantir que as necessidades e os interesses das gerações presentes e futuras sejam plenamente salvaguardados.” O compromisso enunciado não poderia ser mais amplo.
Segundo o Artigo 3, “as gerações presentes devem esforçar-se para assegurar a manutenção e a perpetuação da humanidade, com o devido respeito pela dignidade da pessoa humana”. Para tanto, “a natureza e a forma da vida humana nunca devem ser prejudicadas, sob qualquer aspecto”. Ou seja, não devemos admitir de modo algum o fim da humanidade. Mas os perigos e ameaças que a cercam por inteiro são cada vez maiores e mais difíceis de enfrentar. Perpetuar a nossa espécie e a riquíssima vida na Terra – neste exato momento da história humana – é, sem dúvida, o desafio supremo à nossa inteligência e boa fé, a maior tarefa heróica de todos os tempos.
como está escrito na carta Eniíclica LAUDATO SI’ do Padre Francisco
Sobre o cuidado da casa comum:
“ Há um modo desordenado de conceber a vida e a ação do ser humano, que contradiz a realidade até ao ponto de a arruinar. Não poderemos deter-nos a pensar nisso mesmo? Proponho, pois, que nos concentremos no paradigma tecnocrático dominante e no lugar que ocupa nele o ser humano e a sua ação no mundo.
”A evangelização e o serviço social são instrumentos que a Igreja de Cristo dispõe para influenciar a sociedade. Eles são aceitos universalmente como dever cristão. Da mesma forma que somos convocados a evangelizar toda criatura, igualmente somos chamados a exercer o serviço social. A vida de Jesus de Nazaré retrata esta dupla função da Igreja. Jesus peregrinou de cidade em cidade “[…] pregando e ensinando o evangelho do Reino de Deus” e “andou fazendo o bem” (At 10.38). Como seus seguidores, temos de abraçar o seu exemplo. Pois, tanto a evangelização da humanidade quanto o serviço social são expressões da compaixão cristã para a sociedade.
Texto extraído da revista : https://escola-ebd.com.br/licao-8-Lição 8: Igreja — Agente transformador da sociedade.
Percebemos ao longo destas reflexões que morte é um sono até a volta de Jesus. Lembremos sempre que
Jesus disse Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês isto?
João 11:25,26
1 Coríntios 15:44-58 Diz;
Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Então não devemos temer essa fase natural e inevitável que todos nós passaremos.
O ideal é viver cada segundo de hoje com sabedoria e fé.
Saber quem nós somos e para onde vamos nos leva a olhar para os outros com mais amor e compromissos com as gerações presentes e futuras facilitando a construção de relacionamentos mais profundos.
Ao chegar no processo de finitude precisamos buscar cada vez mais compreender que é ciclo natural da nossa existência isso é fundamental para quem está partindo possibilitando menos sofrimento para si e para seus familiares.
Então não devemos temer . O ideal é viver cada segundo do hoje com sabedoria e fé lembrando dos ensinamentos em 1Ts 4:13-18:
Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Aqui vemos Claramente que Jesus considera a morte física apenas um adormecer
No processo de finitude precisamos buscar cada vez mais compreender que é o ciclo natural da nossa vida, precisamos aceitar e aproveitar cada segundo recebendo e oferecendo amor .
Não devemos ficar melancólicos e depressivos, mas sim lembrar que em segundo a Coríntios cinco verso um diz: se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
A Bíblia nos diz que somos forasteiros e peregrinos nesta terra, pois a nossa pátria está nos céus (1ª Pedro 2.11 e Filipenses 3.20) Não deixe para amanhã Ame hoje! , o amanhã é incerto, ele pode não existir, a única certeza que temos, o único tempo para fazer o que importa, é hoje! Faça agora , abrace, sorria, perdoe, e peça perdão, cure feridas, fale que gosta, prove que ama, ame, ame hoje! Então não fique triste como se tudo estivesse acabando, lembre se que é apenas um breve descanso. As lembranças devem ter gosto de saudades. Elas precisam nos trazer a lembrança momentos que Aqueçam o coração e nos faz ter a certeza de como vivemos bons momentos ao longo da vida aqui!. E como Diz a canção "Não posso me esquecer, tenho que oferecer Flores em vida enquanto é dia". Faça o hoje dar sentido ao amanhã e orgulho do ontem.
O objetivo desse texto é fazer com que o leitor entenda qual legado pretende deixar para outras gerações e como deseja ser lembrado?
Pensar que a morte física é a nossa única certeza, que Deus nos criou com propósitos e nos deu o livre arbítrio para cumprir ou não.
Como diz Lívia Barros Calado
"Fé e superação são vias de mão dupla: quem tem fé acredita sempre que é capaz de superar, enquanto a superação fortalece ainda mais a fé. Não há nada mais poderoso do que a própria força que reside em nós, o que nos falta é reconhecê-la e colocá-la em ação".
“Aprender que a morte é a consequência da vida ciclo natural da nossa existência E que ao lidar com essa situação possamos compreender que Morte é o prelúdio da Vida em sua plenitude e não tem o que temer.
Viver a vida com fé é ir além das incertezas, mantendo firme a esperança mesmo quando parece tudo que chegou ao fim.
A fé é a força que sustenta a vida e que nutre o espírito com a inspiração de Deus.“
No livro que eu citei vemos um exemplo de vida natural sem querer cumprir o propósito do Criador.
E mesmo sem crer e sem intenção ele nos deixou um ensinamento .
Fé, Esperança e Amor se relacionam reciprocamente, elevando a capacidades do ser humano a uma dimensão sobrenatural Proporcionando conhecimento do projeto Divino que nos leva a Verdade, à felicidade e ao amor.
No fundo, tudo o que buscamos nesta vida resume se basicamente a estes três valores: Fé, Esperança e Amor.
O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” ( Hebreus 11:1 )..
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Em João 14 - 1 e 2 diz: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário