A teologia da depravação total e suas implicações. A bíblia afirma
que todos estão destituídos da glória de deus em romanos 3:23.
Essa depravação afeta toda
a plenitude do homem ou mesmo sob a lei do pecado ele é capaz de reagir
positivamente ao chamado de deus?
Qual é a participação do
homem no processo da sua salvação?
De que forma ele pode cooperar com deus? Ou ele simplesmente, por
ser depravado, não tem essa possibilidade?
Certamente
homens foram escolhidos por deus para cumprirem seu propósito aqui na terra como
vemos que João Batista e tantos outros foram exemplos e
hoje, temos o benefício de colher os frutos destes, ou de qualquer outro que o
senhor chamar.
Deus o sabe - porém, não
temos o direito de limitar a graça de cristo, porque deus amou o mundo (não
somente o "mundo dos predestinados" como afirma aquele pregador), e
se não tivesse amado a todos, talvez nós mesmos jamais teríamos a chance de
conhecer este amor.
Deus amou o mundo e cristo
morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
O
mundo nos oferece o caminho largo que nos leva à perdição, porém cristo
ofereceu o caminho estreito que leva à vida, contudo, devemos escolher entre o
que nos agrada e o que agrada ao senhor.
O fato de deus já conhecer
o futuro, não tira a nossa responsabilidade nesta escolha - a onisciência dele
não anula o nosso livre arbítrio - os desígnios de deus não são limitados à
mente humana, e quando não respeitamos isto, tropeçamos em nossos próprios
raciocínios.
A
depravação total é uma doutrina teológica derivada do conceito agostiniano de
pecado original. Segundo esta doutrina, o homem não regenerado é absolutamente
escravo do pecado.
Em virtude disto, ele é totalmente incapaz de exercer sua
própria vontade livremente para salvar-se.
Assim, no que diz respeito à
salvação, este homem depende da obra de deus, que deve vivificá-lo a fim de que
este possa ser salvo, porem vendo cada verso abaixo pode se perceber que a obra
de deus foi feita através do sacrifício de jesus cristo:
provérbios 1:
22“Até quando, ó insensatos, amareis a insensatez? E vós,
zombadores, até quando 23Convertei-vos, pois, à minha exortação: eis que
derramarei copiosamente 24Contudo, visto que vos convoquei ao arrependimento e
vós recusastes;
Isaías
32:15
Até
que sobre nós o espírito seja derramado do alto, o deserto seja transformado em
campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.
Isaías 44:3
Porque
despejarei água sobre o sedento e torrentes sobre a terra seca; derramarei o
meu espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção sobre a tua descendência;
Ezequiel
39:29
Não
mais esconderei deles o meu rosto, pois derramarei o meu espírito sobre toda a
casa de israel! Palavra de yahweh, o soberano e eterno senhor.”
João
7:39
Mas
ele se referiu ao espírito que, mais tarde, receberiam os que nele cressem;
pois o espírito santo até aquele momento não fora concedido, porque jesus não
havia sido ainda glorificado. Quem é jesus cristo?
Os
eleitos e as promessas de deus. O argumento de paulo em romanos 9.6-13 revela
que as promessas de deus relativas à nação de israel não falharam, mesmo que a
maioria deles as tenha rejeitado.
As promessas terão seu fiel cumprimento através dos judeus
remanescentes, dos gentios que abraçaram a fé e do israel que será restaurado
no futuro.
Essa porção das escrituras é uma das mais debatidas entre os
teólogos.
As posições se polarizam
quando o debate é entre determinismo e livre-escolha.
Todavia, Paulo não está se
referindo a eleição individual, mas coletiva. O exemplo dos irmãos Jacó e Esaú,
dado para ilustrar o argumento do apóstolo, deixa isso evidente (rm 9.10-13). A
citação que Paulo faz de Jacó e Esaú, nesse texto, é tirada do livro do profeta
Malaquias 1.2-4.
Basta uma olhada nessas passagens para ver que o profeta não
estava se referindo às pessoas ou aos indivíduos “Jacó” e “Esaú”, que nessa
época já haviam morrido há muito tempo, mas a grupos ou povos. Isso é
demonstrado em Malaquias 1.4, onde Esaú é identificado com Edom, um povo e não
um indivíduo.
Fica, portanto, evidente à luz desse contexto que a predestinação
é corporativa, isto é, de um grupo, povo, ou nação, e não de pessoas.
[comentário: deus não escolheu Israel em detrimento das demais nações.
Deus ao escolher Israel,
não o fez em detrimento, mas, sim, em favor de todas as demais nações da terra.
Aqui é importante salientar que a ilustração dos vasos não advoga que deus cria
seres morais objetivamente estruturados e programados para serem incrédulos,
mas ilustra que foi deus quem formou a nação de Israel, porém permitiu que
judeus pudessem desonrar o pacto preestabelecido.
O ponto distintivo e esclarecedor é que a eleição dos israelitas,
a princípio, não objetivava terminantemente a salvação eterna deles, mas era
uma eleição e predestinação específica para obra; até porque a bíblia afirma,
tanto quanto Paulo, que os israelitas que não se converteram serão condenados
juntamente com os demais incrédulos
(rm 3.20, 28; mt 11.20-24;
gl 2.15, 16).
Deus havia elegido Israel para a tríplice missão: demonstrar o
poder de deus ao mundo, revelar a palavra de deus ao mundo e revelar o messias
ao mundo.
Deus
sendo uniciente,sabia que Jacó se importava com a primogenitura mas não fez
escolha entre eles e Jacó foi mal em enganar o seu pai porém ao se arrepender
de seus atos obteve o perdão de deus, Jacó e o povo enxertado Esaú
e comparado a Israel
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles
que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Pois aqueles
que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de
seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que
predestinou, também chamou, também justificou; aos que justificou também
glorificou” (Romanos 8:28-30
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito
de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se
discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:14
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos
serão vivificados em Cristo.
1 Coríntios 15:22
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe
das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,
fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da
ira, como os outros também.
Efésios 2:1-3
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão
da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as
ofensas.
Colosssenses 2:13
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não
tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o
corpo.
Tiago 3:2
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós
mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel
e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se
dissermoA teologia da depravação total e suas implicações. A bíblia afirma
que todos estão destituídos da glória de deus em romanos 3:23.
Essa depravação afeta toda
a plenitude do homem ou mesmo sob a lei do pecado ele é capaz de reagir
positivamente ao chamado de deus?
Qual é a participação do
homem no processo da sua salvação?
De que forma ele pode cooperar com deus? Ou ele simplesmente, por
ser depravado, não tem essa possibilidade?
Certamente
homens foram escolhidos por deus para cumprirem seu propósito aqui na terra como
vemos que João Batista e tantos outros foram exemplos e
hoje, temos o benefício de colher os frutos destes, ou de qualquer outro que o
senhor chamar.
Deus o sabe - porém, não
temos o direito de limitar a graça de cristo, porque deus amou o mundo (não
somente o "mundo dos predestinados" como afirma aquele pregador), e
se não tivesse amado a todos, talvez nós mesmos jamais teríamos a chance de
conhecer este amor.
Deus amou o mundo e cristo
morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
O
mundo nos oferece o caminho largo que nos leva à perdição, porém cristo
ofereceu o caminho estreito que leva à vida, contudo, devemos escolher entre o
que nos agrada e o que agrada ao senhor.
O fato de deus já conhecer
o futuro, não tira a nossa responsabilidade nesta escolha - a onisciência dele
não anula o nosso livre arbítrio - os desígnios de deus não são limitados à
mente humana, e quando não respeitamos isto, tropeçamos em nossos próprios
raciocínios.
A
depravação total é uma doutrina teológica derivada do conceito agostiniano de
pecado original. Segundo esta doutrina, o homem não regenerado é absolutamente
escravo do pecado. Em virtude disto, ele é totalmente incapaz de exercer sua
própria vontade livremente para salvar-se. Assim, no que diz respeito à
salvação, este homem depende da obra de deus, que deve vivificá-lo a fim de que
este possa ser salvo, porem vendo cada verso abaixo pode se perceber que a obra
de deus foi feita através do sacrifício de jesus cristo: provérbios 1:
22“Até quando, ó insensatos, amareis a insensatez? E vós,
zombadores, até quando 23Convertei-vos, pois, à minha exortação: eis que
derramarei copiosamente 24Contudo, visto que vos convoquei ao arrependimento e
vós recusastes;
Isaías
32:15
Até
que sobre nós o espírito seja derramado do alto, o deserto seja transformado em
campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.
Isaías 44:3
Porque
despejarei água sobre o sedento e torrentes sobre a terra seca; derramarei o
meu espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção sobre a tua descendência;
Ezequiel
39:29
Não
mais esconderei deles o meu rosto, pois derramarei o meu espírito sobre toda a
casa de israel! Palavra de yahweh, o soberano e eterno senhor.”
João
7:39
Mas
ele se referiu ao espírito que, mais tarde, receberiam os que nele cressem;
pois o espírito santo até aquele momento não fora concedido, porque jesus não
havia sido ainda glorificado. Quem é jesus cristo?
Os
eleitos e as promessas de deus. O argumento de paulo em romanos 9.6-13 revela
que as promessas de deus relativas à nação de israel não falharam, mesmo que a
maioria deles as tenha rejeitado.
As promessas terão seu fiel cumprimento através dos judeus
remanescentes, dos gentios que abraçaram a fé e do israel que será restaurado
no futuro.
Essa porção das escrituras é uma das mais debatidas entre os
teólogos.
As posições se polarizam
quando o debate é entre determinismo e livre-escolha.
Todavia, Paulo não está se
referindo a eleição individual, mas coletiva. O exemplo dos irmãos Jacó e Esaú,
dado para ilustrar o argumento do apóstolo, deixa isso evidente (rm 9.10-13). A
citação que Paulo faz de Jacó e Esaú, nesse texto, é tirada do livro do profeta
Malaquias 1.2-4.
Basta uma olhada nessas passagens para ver que o profeta não
estava se referindo às pessoas ou aos indivíduos “Jacó” e “Esaú”, que nessa
época já haviam morrido há muito tempo, mas a grupos ou povos. Isso é
demonstrado em Malaquias 1.4, onde Esaú é identificado com Edom, um povo e não
um indivíduo.
Fica, portanto, evidente à luz desse contexto que a predestinação
é corporativa, isto é, de um grupo, povo, ou nação, e não de pessoas.
[comentário: deus não escolheu Israel em detrimento das demais nações.
Deus ao escolher Israel,
não o fez em detrimento, mas, sim, em favor de todas as demais nações da terra.
Aqui é importante salientar que a ilustração dos vasos não advoga que deus cria
seres morais objetivamente estruturados e programados para serem incrédulos,
mas ilustra que foi deus quem formou a nação de Israel, porém permitiu que
judeus pudessem desonrar o pacto preestabelecido.
O ponto distintivo e esclarecedor é que a eleição dos israelitas,
a princípio, não objetivava terminantemente a salvação eterna deles, mas era
uma eleição e predestinação específica para obra; até porque a bíblia afirma,
tanto quanto Paulo, que os israelitas que não se converteram serão condenados
juntamente com os demais incrédulos
(rm 3.20, 28; mt 11.20-24;
gl 2.15, 16). Deus havia elegido Israel para a tríplice missão: demonstrar o
poder de deus ao mundo, revelar a palavra de deus ao mundo e revelar o messias
ao mundo.
Deus
sendo uniciente,sabia que Jacó se importava com a primogenitura mas não fez
escolha entre eles e Jacó foi mal em enganar o seu pai porém ao se arrepender
de seus atos obteve o perdão de deus, Jacó e o povo enxertado Esaú
e comparado a Israel
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles
que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles
que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de
seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que
predestinou, também chamou, também justificou; aos que justificou também
glorificou” (Romanos 8:28-30
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito
de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se
discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:14
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos
serão vivificados em Cristo.
1 Coríntios 15:22
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe
das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,
fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da
ira, como os outros também.
Efésios 2:1-3
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão
da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as
ofensas.
Colosssenses 2:13
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não
tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o
corpo.
Tiago 3:2
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós
mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel
e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se
dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em
nós.
1 João 1:8-10
Quem crê no Filho tem a vida eterna; aquele que não crê no
Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.”
Vemos que Deus predestinou sim e escolheu sim todo aquele
que crê, Deus sendo onisciente, sabia que Jacó se importava com a primogenitura,
mas não fez escolha entre eles e Jacó foi mal em enganar o seu pai, porém ao se
arrepender de seus atos obteve o perdão de Deus, Jacó e o povo enxertado Esaú e
comparado a Israel
Se você aceitou a Cristo, amém, se você foi escolhido, amém
também, mas em tudo DEUS é soberano!s que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em
nós.
1 João 1:8-10
Quem crê no Filho tem a vida eterna; aquele que não crê no
Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.”
Vemos que Deus predestinou sim e escolheu sim todo aquele
que crê, Deus sendo onisciente, sabia que Jacó se importava com a primogenitura,
mas não fez escolha entre eles e Jacó foi mal em enganar o seu pai, porém ao se
arrepender de seus atos obteve o perdão de Deus, Jacó e o povo enxertado Esaú e
comparado a Israel
Se você aceitou a Cristo, amém, se você foi escolhido, amém
também, mas em tudo DEUS é soberano!
Toda raça humana foi predestinada a ser salva por isso vemos Deus dizer em Gênesis 1:26:
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os
animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem
rente ao chão".
Essa depravação começou com a rebelião de Lúcifer contra Deus e para destruir o projeto de Deus tentou acabar com os eleitos de Deus contaminando o caráter humano incitando o primeiro casal sabendo que todos nós somos descendentes deles somos sim eleitos e resgatados por Cristo
Se você aceitou a Cristo, amém, se você foi escolhido, amém
também, mas em tudo DEUS é soberano!
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele
seja a glória para sempre! Amém. Romanos 11:36
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não
vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2
Coríntios 5:15
Fonte de Pesquisas:
Grupo teólogos da verdade
http://www.auxilioaomestre.com/
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