sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Podemos dizer que somos livres?


Podemos dizer que somos livres?


“À nossa semelhança hoje é com quem?”.

Em Gênesis 1.26 lemos acerca da perfeita criação de Deus: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 

No versículo 27 Deus se põe em ação: “Criou, Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Esses dois primeiros seres humanos, homem e mulher.

Deus em Sua grandeza e perfeição, nós criou  incomparavelmente e imaculadamente belos.

 Depois que Deus acabou Sua obra, entrou em cena Satanás,a serpente o Inimigo de nossa alma.

 Com astúcia ele conseguiu convencer os homens a desobedecer às ordens claras de Deus. 

Com isso o homem, que outrora fora a coroa da criação, ficou marcado pelas consequências do pecado e sua imagem divina ficou corrompida pelo pecado e todo tipo de maldade.


O pecado e a desobediência destruiu a imagem de Deus no homem. Mas o objetivo de Deus é voltar a transformar o homem na  Sua imagem (Rm 8.29). Ele faz isso por meio do Seu Filho: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.7).

Muitas pessoas hoje tem uma visão equivocada de Deus, chegando a dizer:

Que se ele existe porque permite tanta maldade no mundo ,e se é pecado porque é que ele permite que o pecado exista para tentar os homens ( seres humanos).

“Por que Deus permite tudo isso?” 

Aí me lembro que  Deus é AMOR  e amor incondicional .

E por isso ele nos deu o livre árbitro o poder de escolher e o domínio .

Domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. Como estão descritos em Genesis  1,26.

Não fomos criados  para ser escravo dele, antes nos fez livres pra escolher  a vida ou a norte.

“Não, não fui  Deus o Criador quem estragou o mundo. Nós fizemos isso!” Em Gênesis 3, 1Ora, a aserpente era mais bastuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?


2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,


3 Mas do fruto da aárvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.


4 Então a serpente disse à mulher: aCertamente não morrereis.


5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos aolhos, e sereis como Deus, bconhecendo o bem e o mal.


6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e aagradável aos olhos, e árvore bdesejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e ccomeu, e deu também a seu marido que estava com ela, e ele comeu.

A serpente obrigou o homem ou a mulher a comer do fruto proibido?

 E para provar ao homem que é possível resistir ao mal ele nos enviou seu Filho unigênito para nós dar vida e não veio ao mundo como divindade pois se assim viesse diríamos que resistiu por ter forças sobrenaturais.

Vemos em Mateus capítulo 4 que Jesus Cristo foi tentado.

O diabo a serpente desafiou Jesus a provar que era o Filho de Deus. 

Primeiro, disse a Jesus que transformasse as pedras em pão, Jesus estava com fome, mas Ele sabia que deveria usar Seu poder apenas para ajudar outras pessoas. Ele não fez o que o diabo mandou.

Jesus Cristo foi traído e não fez nada pra impedir a maldade que estava no coração do traidor.

Foi fiel ao propósito de Deus Pai supremo e Criador nosso até o fim até a morte na Cruz e tudo isso para nós mostrar que  Deus é amor e nós somos criados para a vida  a escolha é nossa.

A Cruz não pode tomar a vida de Jesus Cristo ele não morreu  como ensinou em :Mateus 16:21era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.

Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

- Atos dos Apóstolos 2:24

Em Romanos 5:12-17 vemos que por um homem vieram o pecado e a morte; por um homem também veio a graça

12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. 13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei. 14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.


15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. 16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Gálatas 5:19 ao 21 nós adverte sobre as paixões da carne.

¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Primeiro a Coríntios 6,9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não éreis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,


10 Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

A escolha é nossa temos o poder de dizer não ao prazer da carne ninguém nasce predestinado ao erro nem se herda pecados.

O mundo oferece todo tipo de prazer para tirar nossa semelhança com o Senhor Jesus Cristo.

Nossa genética não é falha Deus nos criou perfeitos para ser semelhante a sua Divindade lembre- se:


A morte  e o pecado não foram capazes de derrotar Jesus.

 Ele ressuscitou! Se você  aceitar Jesus Cristo como o seu Salvador, você também vai  ser capaz  de resistir aos convites da serpente dizer não ao pecado e os prazeres momentos que o mundo de pecados oferece e no dia Glorioso da sua vinda ressuscitar e receber a vida eterna.

Em 2 Crônicas 7:14 diz :

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra

Entregue sua vida a Jesus Cristo e seja verdadeiramente livre e semelhante a imagem do Deus Criador.

.




domingo, 5 de novembro de 2023

Vós sois a luz do mundo

 

O que é ser LUZ do MUNDO?

De modo simples e direto podemos dizer que ser luz do mundo é ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus.

 Todo cristão recebe o chamado a ser um agente transformador, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor. 

Essas palavras foram ditas por Jesus no sermão da montanha e têm um significado prático ainda nós dias de hoje.

Vemos em Mateus 5 do verso 13 a 16 

 13 Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

Como podemos marcar essa geração e impactar para uma transformação se nossas atitudes for semelhante as atitudes das pessoas do Mundo.

Em João 17,9 Jesus Cristo ora a Deus dizendo

"Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. João 17:9"

Precisamos refletir a cerca desta convocação e nos colocar na posição pois os dias estão sendo abreviados  e logo vem o Senhor que nos confiou os talentos.

Não queremos ser como o terceiro servo que desenterrou seu talento de ouro e o entregou de volta ao patrão dizendo que não quis fazer nada porque tinha medo da severidade de seu senhor (Mateus 25:24-25).

Que o Espírito santo do Senhor Jesus Cristo possa nos ajudar a discernir esse palavra e a colocar em prática.

Não sejamos covardes não sejamos coniventes com o MUNDO.

Sejamos LUZ no MUNDO!

sexta-feira, 28 de julho de 2023

O que é Morte ?

O que é Morte ?

A morte nada mais é  do que a consequência da vida, é o ciclo natural da nossa

existência.

Apesar do tema estar relacionado com um assunto que ninguém gosta de pensar, mesmo sendo certo de acontecer, é importante refletir justamente para ajustar a direção da vida para aproveitar melhor nosso tempo.

 Nosso corpo físico é finito e morrer significa que chegou a hora de partir. 

Se morre em corpo, porém a essência sempre estará com quem se ama, em forma de lembrança, carinho e amor.




A algum tempo atrás li uma frase no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de autoria de  Machado de Assis, que me chamou a atenção

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria". A célebre frase atribuída, reflete a postura cética e descrente do autor para com a humanidade

percebe-se nesta frase que  Brás nega que a Humanidade merece ter continuidade, vangloria-se de não ter tido filhos, de não dar prosseguimento a sua família.


Mais a frente pude perceber que Machado de Assis já naquela época buscava transmitir uma forma de encarar o mundo, mostrando que a piedade, a suavidade, o afeto, e tantos outros valores estão perecendo.

Machado conseguiu representar nesta obra diversas críticas sociais, inclusive à elite da época.


Além disso, teve como característica marcante a mudança no enredo linear com começo, meio e fim. Foi com essa mescla de tempo, que o escritor marcou uma nova fase literária.


Ainda que tenha sido inovador nesse aspecto, devemos salientar que a obra termina com um capítulo em que Brás Cubas resume tudo que foi negativo na sua vida.

E isso é claramente consequência de uma vida vivida apenas no hoje sem se preocupar com o amanhã e sem encontrar um propósito para sua existência sem saber dar devido valor no tempo.

No artigo 1 da declaração da UNESCO reza: 

“As gerações presentes têm a responsabilidade de garantir que as necessidades e os interesses das gerações presentes e futuras sejam plenamente salvaguardados.” O compromisso enunciado não poderia ser mais amplo.


Segundo o Artigo 3, “as gerações presentes devem esforçar-se para assegurar a manutenção e a perpetuação da humanidade, com o devido respeito pela dignidade da pessoa humana”. Para tanto, “a natureza e a forma da vida humana nunca devem ser prejudicadas, sob qualquer aspecto”. Ou seja, não devemos admitir de modo algum o fim da humanidade. Mas os perigos e ameaças que a cercam por inteiro são cada vez maiores e mais difíceis de enfrentar. Perpetuar a nossa espécie e a riquíssima vida na Terra – neste exato momento da história humana – é, sem dúvida, o desafio supremo à nossa inteligência e boa fé, a maior tarefa heróica de todos os tempos.

como está escrito na carta Eniíclica LAUDATO SI’ do Padre Francisco

Sobre o cuidado da casa comum:

 “ Há um modo desordenado de conceber a vida e a ação do ser humano, que contradiz a realidade até ao ponto de a arruinar. Não poderemos deter-nos a pensar nisso mesmo? Proponho, pois, que nos concentremos no paradigma tecnocrático dominante e no lugar que ocupa nele o ser humano e a sua ação no mundo.


”A evangelização e o serviço social são instrumentos que a Igreja de Cristo dispõe para influenciar a sociedade. Eles são aceitos universalmente como dever cristão. Da mesma forma que somos convocados a evangelizar toda criatura, igualmente somos chamados a exercer o serviço social. A vida de Jesus de Nazaré retrata esta dupla função da Igreja. Jesus peregrinou de cidade em cidade “[…] pregando e ensinando o evangelho do Reino de Deus” e “andou fazendo o bem” (At 10.38). Como seus seguidores, temos de abraçar o seu exemplo. Pois, tanto a evangelização da humanidade quanto o serviço social são expressões da compaixão cristã para a sociedade.

Texto extraído da revista  : https://escola-ebd.com.br/licao-8-Lição 8: Igreja — Agente transformador da sociedade.

Percebemos ao longo destas reflexões que morte é um sono até a volta de Jesus. Lembremos sempre que

Jesus disse Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês isto?

João 11:25,26

1 Coríntios 15:44-58 Diz;

Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Então não devemos temer essa fase natural e inevitável que todos nós passaremos.

O ideal é viver cada segundo de hoje com sabedoria e fé.

Saber quem nós somos e para onde vamos nos leva a olhar para os outros com mais amor e compromissos  com as gerações presentes e futuras facilitando a construção de relacionamentos mais profundos.


Ao chegar no processo de finitude  precisamos buscar cada vez mais compreender que é ciclo natural da nossa existência isso é fundamental para quem está partindo possibilitando menos sofrimento para si e para seus familiares.

Então não devemos temer . O ideal é viver cada segundo do hoje com sabedoria e fé lembrando dos ensinamentos em 1Ts 4:13-18:

  Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. 

Aqui vemos Claramente que Jesus considera a morte física apenas um adormecer

No processo de finitude precisamos buscar cada vez mais compreender que é o ciclo natural da nossa vida, precisamos aceitar e aproveitar cada segundo recebendo e oferecendo amor .

Não devemos ficar melancólicos e depressivos, mas sim lembrar que  em  segundo a Coríntios cinco verso um diz:  se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

A Bíblia nos diz que somos forasteiros e peregrinos nesta terra, pois a nossa pátria está nos céus (1ª Pedro 2.11 e Filipenses 3.20) Não deixe para amanhã Ame hoje! , o amanhã é incerto, ele pode não existir, a única certeza que temos, o único tempo para fazer o que importa, é hoje! Faça agora , abrace, sorria, perdoe, e peça perdão, cure feridas, fale que gosta, prove que ama, ame, ame hoje! Então não fique triste como se tudo estivesse acabando, lembre se que é apenas um breve descanso. As lembranças devem ter gosto de saudades. Elas precisam nos trazer a lembrança momentos que Aqueçam o coração e nos faz ter a certeza de como vivemos bons momentos ao longo da vida aqui!. E como Diz a canção "Não posso me esquecer, tenho que oferecer Flores em vida enquanto é dia". Faça o hoje dar sentido ao amanhã e orgulho do ontem.


O objetivo desse texto é fazer com que o leitor entenda qual legado  pretende deixar para outras gerações e  como deseja ser lembrado?


 Pensar que a morte  física é a nossa única certeza, que Deus nos criou com propósitos e nos deu o livre arbítrio para cumprir ou não.

Como diz Lívia Barros Calado

"Fé e superação são vias de mão dupla: quem tem fé acredita sempre que é capaz de superar, enquanto a superação fortalece ainda mais a fé. Não há nada mais poderoso do que a própria força que reside em nós, o que nos falta é reconhecê-la e colocá-la em ação".


Aprender que a morte é a consequência da vida ciclo natural da nossa existência E que ao lidar com essa situação possamos compreender que Morte é o prelúdio da Vida em sua plenitude e não tem o que temer.

Viver a vida com fé é ir além das incertezas, mantendo firme a esperança mesmo quando parece tudo que chegou ao fim.

A fé é a força que sustenta a vida e que nutre o espírito com a inspiração de Deus.


No livro que eu citei vemos um exemplo de vida natural sem querer cumprir o propósito do Criador.

E mesmo sem crer e sem intenção ele nos deixou um ensinamento .

Fé, Esperança e Amor se relacionam reciprocamente, elevando a capacidades do ser humano a uma dimensão sobrenatural Proporcionando conhecimento do projeto Divino que nos leva a Verdade, à felicidade e ao amor.

No fundo, tudo o que buscamos nesta vida resume se basicamente a estes três valores: Fé, Esperança e Amor.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” ( Hebreus 11:1 )..


"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

 Em João 14 - 1  e  2 diz: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.
E se somos forasteiros e peregrinos nesta terra,como esta registrado em (1ª Pedro 2.11 e Filipenses 3.20) temos que ter convicção de que a nossa pátria está nos céus .
E então cantar Vou deixar que me leve, oh! Jesus em Tuas asas de amor





Política e Religião na Perspectiva Bíblica e Histórica

 Reflexão sobre Caminhos para uma Sociedade Justa e Compassiva Introdução:  A relação entre política e religião sempre foi complexa e, muita...